Já havia um artigo junto com
Aflição aqui no blog, mas para melhorar a minha pesquisa (e acesso do pessoal), separei neste artigo.
Condições Básicas
Cada condição básica descreve um modificador do jogo. Eles são os tijolos das condições, assim como efeitos são tijolos de poderes.
- Compelled - Compelido
- Um personagem Compelido é direcionado por uma força externa, mas resistindo contra; o personagem está limitado a ações livres e uma única ação padrão por turno, escolhida por outro personagem controlador. Como de costume, a ação padrão pode ser substituída por uma livre. Controlado substitui Compelido.
- Controlled - Controlado
- Um personagem Controlado não tem livre arbítrio; as ações do personagem a cada turno são ditadas por outro personagem controlante.
- Dazed - Tonto
- Um personagem tonto está limitado à ações livres e apenas uma ação padrão por turno, mas ele pode usar essa ação para realizar uma ação de movimento, como de costume. Atordoado substitui Tonto.
- Debilitated - Debilitado
- O personagem tem uma ou mais habilidades reduzidas em -5.
- Defenseless - Indefeso
- Um personagem indefeso tem os bônus de defesa ativa em 0. Atacantes podem fazer ataques em personagens indefesos como testes rotineiros. Se o atacante renunciar o teste rotineiro e fazer um ataque normal, qualquer acerto é considerado um acerto crítico. Personagens indefesos geralmente estão caídos, provendo bônus adicional contra ataques.
- Disabled - Desabilitado
- Um personagem desabilitado está com penalidade circunstancial de -5 em testes. Se a penalidade é aplicada a testes específicos, eles são adicionados ao nome da condição, como Ataque Desabilitado, Luta Desabilitado, Percepção Desabilitada e assim por diante. Debilitado, se aplicado às mesmas características, substitui Desabilitado.
- Fatigued - Fadigado
- Personagens fadigados estão impedidos. Os personagens se recuperam da condição de fadigado depois de uma hora de descanso.
- Hindered - Impedido
- Um personagem impedido se move à metade da velocidade normal. Imóvel substitui Impedido.
- Immobile - Imóvel
- Um personagem imóvel não tem velocidade de movimento e não podem se mover do espaço que ocupam, mas ainda são capazes de fazer ações a não ser que sejam impedidos por outra condição.
- Impaired - Comprometido
- Um personagem comprometido está com penalidade circunstancial de -2 em testes. Se a penalidade é aplicada a testes específicos, eles são adicionados ao nome da condição, como Ataque Desabilitado, Luta Desabilitado, Percepção Desabilitada e assim por diante. Debilitado, se aplicado às mesmas características, substitui Comprometido.
- Stunned - Atordoado
- Um personagem atordoado não pode fazer ação alguma, incluindo ações livres.
- Transformed - Transformado
- Personagens transformados tem todas suas características mudadas por uma força externa. Isso pode ser desde mudar a aparência do personagem e suas características mudadas ou até remoção total de algumas para adição de outras. O limite é que a pontuação total do personagem não pode aumentar, mas pode efetivamente diminuir, como um super-herói poderoso ser transformado em um rato ou sapo (com quantidade de pontos consideravelmente menor).
- Unaware - Desprevenido
- Um personagem é completamente sem noção de seu ambiente, incapaz de fazer testes de Percepção ou Interação ou realizar ações em cima deles. Se a condição aplica a um sentido específico, eles são adicionados ao nome da condição, como Visualmente Desprevenido, "Tatilmente" Desprevenido (ou Entorpecido), e assim por diante. Personagens tem camuflagem total contra todos personagens com sentidos desprevenidos.
- Vulnerable - Vulnerável
- Personagens vulneráveis estão limitados na sua habilidade de se defenderem, reduzindo suas defesas ativas pela metade. Indefeso substitui Vulnerável.
- Weakened - Enfraquecido
- O personagem temporariamente perdeu pontos de personagem em uma característica.
CONDIÇÕES COMBINADAS
Combinação de condições são conjuntos de condições básicas associadas a um descritor comum. As condições individuais de uma condição combinada podem ser resolvidas individualmente. Por exemplo, se um efeito remove a condição de tonto de um personagem Abatido (que é Tonto e Impedido), então o personagem não está mais tonto, apenas impedido. Similarmente, se um efeito impõe uma condição que substitui uma parte de uma condição combinada, aquela parte muda. Então, um efeito que atordoa um personagem abatido, o personagem agora está Atordoado (substituindo tonto) e impedido.
- Asleep - Adormecido
- Enquanto adormecido, o personagem está indefeso, atordoado e desprevenido. Um teste de Percepção auditiva com três ou mais graus de sucesso acorda o personagem e remove todas essas condições, assim como um movimento brusco ou qualquer efeito com teste de resistência.
- Blind - Cego
- O personagem não pode ver. Tudo está efetivamente com efeito de camuflagem visual para ele. Ele está impedido, visualmente desprevenido e vulnerável e pode estar desabilitado e comprometido para atividades qual visão é um fator.
- Bound - Confinado
- O personagem está indefeso, imóvel e comprometido.
- Deaf - Surdo
- O personagem não pode ouvir, dando tudo camuflagem auditória para ele. Isso pode permitir ataques surpresas para o personagem desprevenido. Interação com outros personagens é limitado a linguagem de sinais e leitura de lábios.
- Dying - Morrendo
- Um personagem morrendo está incapacitado (indefeso, atordoado e desprevenido) e próximo da morte. Quando o personagem ganha essa condição, imediatamente faça um teste de Fortitude (CD 15). Se passar, nada acontece. Com dois graus de sucesso, o personagem estabiliza, removendo a condição. Se o teste falha, o personagem se mantém morrendo. Três ou mais graus de falha, o personagem morre: então três testes falhados de Fortitude ou uma ou dois testes somando três graus. Personagens morrendo fazem testes de Fortitude toda rodada até morrerem ou se estabilizarem. Outro personagem pode estabilizar o personagem morrendo com teste com sucesso de Treatment (CD 15) ou efeito de Cura.
- Entranced - Fascinado
- Um personagem fascinado está atordoado, não fazendo mais ações além de prestar atenção no efeito que está o fascinando. Uma ameaça óbvia automaticamente quebra o trance. Um aliado pode sacudir o personagem livre da condição com um teste de interação (CD 10 + graduação do efeito).
- Exhausted - Exausto
- Personagens exaustos estão perto do colapso. Eles estão impedidos e comprometidos. Personagens se recuperam da condição de exausto após uma hora de descanso em lugares confortáveis.
- Incapacitated - Incapacitado
- Um personagem incapacitado está indefeso, atordoado e vulnerável. Personagens incapacitados geralmente estão caídos, a não ser se uma força exterior ou ajuda mantém eles em pé.
- Paralyzed - Paralisado
- Um personagem paralisado está indefeso, imóvel e fisicamente atordoado, parado no lugar e incapaz de mover, mas ainda consciente e capaz de realizar apenas ações mentais, sem qualquer movimento físico.
- Prone - Caído
- Um personagem caído está deitado no chão, recebendo uma penalidade circunstancial de -5 em ataques corpo-a-corpo. Oponentes recebem um bônus circunstancial de +5 para ataques corpo-a-corpo, mas uma penalidade de -5 para testes de ataques à distância (efetivamente dando ao personagem caído cobertura total contra ataques à distância). Personagens caídos estão impedidos. Se levantar é uma ação de movimento.
- Restrained - Restringido
- Um personagem restringido está impedido e vulnerável. Se os restringentes são ancorados a um objeto imóvel, o personagem está imóvel em vez de impedido. Se restringido por outro personagem, o personagem restringido está imóvel, mas pode ser movido pelo personagem restringente.
- Staggered - Abatido
- Personagem abatido está tonto e impedido.
- Surprised - Surpreso
- Um personagem surpreso está atordoado e vulnerável, pego desprevenido e incapaz de agir e menos capaz de desviar de ataques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário