TabberJs

Postagem em destaque

Tabela de Regeneração - 3º Edição

Tabela de Regeneração - 3ed Regeneração 1 : 1 / cada 10 rodadas -1 em Penalidades de Resistência na rodada 10 Regeneração 2 : 1...

Procure uma postagem...

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Como Funciona.... Poderes Alternativos


    Uma dúvida muito comum no sistema é o funcionamento dos Poderes Alternativos e Poderes Alternativos Dinâmicos, então bora dar uma olhada.

1º) Quanto Custa?
    Poderes Alternativos tem custo de um Feito, ou seja, 1pp. Poderes Alternativos Dinâmicos tem custo de 2pp, com o adicional de 1pp para colocar o poder base como Dinâmico se não houver outro poder dinâmico na estrutura (veremos isso depois).

2º) O que podem ser Poderes Alternativos?
    Tecnicamente, tudo que é adequado ao descritor do poder original. Ai cai a boa lábia, bom senso e um pouco de aprovação do mestre.

3º) O que podem não podem ser Poderes Alternativos?
    Poderes permanentes. Poderes com custo total maior que o custo do poder principal (se pagou 20pp no base, 20pp que tu pode gastar no alternativo).

4º) Como funciona.. Poderes Alternativos?
    Grande paralelo que gosto de fazer com Poderes Alternativos é usando baterias e controles remotos. Imagine que os pontos que você gasta no seu poder base é a energia dessa bateria. Quando você compra um Poder Alternativo, você pode passar essa bateria para outro controle remoto, que tem seu próprio custo de energia, mudando a eficácia do novo controle. Como trocou a bateria, não pode usar os dois poderes ao mesmo tempo.
    Para o Poder Alternativo Dinâmico, você pode dividir a bateria entre os controles, colocando quantos pontos de energia desejar em cada. Mas claro, menos eficaz a medida de quanto menos pontos colocar.
    Melhor maneira de apresentar é com exemplo:

    Você comprou Raio 10, 2pp/grad. dando um total de 20pp. Seu descritor é um raio de energia elétrica.
    Então, resolveu comprar um Poder Alternativo para Pasmar, também 2pp/grad. Assim, os pontos gastos no base, 20pp, podem ser "gastos" no Pasmar da maneira que desejar.
    Podemos estruturar como Pasmar 10, ou Pasmar 9 [Feitos: Preciso, Sutil], ou qualquer outra combinação com todos os 20pp
    Compramos outro PA, Dano com Extra Área e Penetrante, 3pp/grad. Dividimos 20/3 para definir a graduação desse poder e achamos (arredondado para baixo) 6 graduações e sobram 2pp, onde tu poderia botar em feitos ou deixar morto ali. Podemos Dano 6 [Feitos: Progressão 2, Extra: Área (Linha, Geral), Penetrante], por exemplo.
    Agora, compramos um Poder Alternativo Dinâmico, erm..... Criar Objetos, 2pp/grad. Entretanto, não temos nada Dinâmico para compartilhar os pontos. Então, temos que pagar para o base o custo de para tornar ele dinâmico, que é o mesmo de um feito, 1pp. Temos essa nova estrutura:
    * Raio 10 [Dinâmico] - 21pp
        * PA: Pasmar 9 [Feitos: Preciso, Sutil].
        * PAD: Criar Objetos 10.

    Dinâmico é importante no meio do jogo. Temos, por exemplo, nosso Raio funcionando a força total, com todos 20pp. Ai decide-se criar uma parede de energia, mas ainda manter o Raio. Dividimos então, nossos pontos, entre Raio e Criar Objetos, colocando 10pp para Raio e 10pp para Criar Objetos. Agora, temos Raio 5 e Criar Objetos 5 sendo usáveis ao mesmo tempo (mas não na mesma ação).

Dúvidas normais
    * O poder Alternativo pode ter custo de graduação maior que o base? Sim.
    * O que é útil o dinâmico? Principalmente em usar algum poder instantâneo e manter algo Sustentado.
    * Quando posso trocar meu Poder Alternativo? É uma ação livre, qualquer momento. Mas uma vez por rodada.
    * Quantos poderes Alternativos eu posso ter? Quantos quiser.

Acho que isso é tudo que precisa. Se tiverem mais dúvidas, comentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário